Seja Bem Vindo(a), Cadastre-se ou efetue o login.
ATENDIMENTO (49) 3664-6026 | (49) 8839-4416

O Presépio de Natal é uma forma muito antiga de simbolizar o nascimento de Jesus Cristo. A palavra “presépio” significa o local onde é recolhido o gado (estábulo, curral). Também significa a representação artística (montagem com peças) do nascimento do salvador, que nasceu da Virgem Maria através do poder do espírito santo. Maria deu à luz em um estábulo. 

A memória do nascimento de Jesus vem sendo celebrada pelos cristãos desde os finais do séc. III, mas a forma atual de comemorar com imagens originou-se no século XVI. As primeiras imagens que conhecemos surgiram em mosaicos dentro dos templos e igrejas no século VI e VII. Foi em Roma, no Ocidente, que apareceu a primeira réplica do Presépio de Natal.

Início da tradição do Presépio de Natal


Antes de 1223, na igreja São Francisco, invés de uma celebração de Natal tradicional, São Francisco de Assis, na tentativa de reviver o momento do nascimento do Menino Jesus, resolveu festejar a véspera do natal com os cidadãos de Assis e seus irmãos. O local escolhido para montar o Presépio de Natal foi na floresta de Greccio, em uma gruta parecida com a de Belém.

Assim, o Presépio de Natal surgiu com a proposta de fazer figuras de barro para representar o local do nascimento de Jesus. Dessa forma facilitaria a meditação em nome de Cristo, que nasceu pobre e simples para fazer o homem se tornar mais humano. Desse momento em diante a idéia se propagou por todo o mundo ocorrendo uma ligação com a festa Natalina. 

Presépio de Natal: da Europa para o Brasil


Em XVIII, em Nápoles e na Península Ibérica, a reprodução da cena do nascimento do menino Jesus foi totalmente inserida. Nesta mesma época, veio de Nápoles a prática de colocar o presépio nas salas das casas com imagens de madeira ou barro. Isso se propagou por toda a Europa e de lá chegou ao Brasil. 

Hoje em dia, nos lares cristãos, nas igrejas do mundo todo, em todo o tipo de estabelecimento e em lugares públicos, é conservada a tradição de montar o presépio para relembrar o nascimento do Menino Jesus. As imagens do Presépio de Natal podem ser de inúmeros tamanhos feitas de barro, argila, metal, plástico ou madeira. 

Personagens do Presépio de Natal:
- Menino Jesus.
- Virgem Maria que deu à luz ao Menino Jesus.
- José, pai do menino Jesus.
- Estrela de Belém que guiou os reis magos para o lugar onde Jesus nasceu.
- Um curral com a manjedoura e palhas no lugar do nascimento de Jesus.
- Animais do curral: burro, ovelhas e boi.
- Anjos que anunciaram a chegada no Menino Jesus.
- Pastores representando as pessoas do lugar do nascimento de Jesus.